AFA - Amigos das Forças Armadas Portuguesas
  • Email
  • Facebook
  • Flickr
  • Google+
  • Linkedin
  • Tumblr
  • Twitter
  • YouTube
  • RSS
"Eis aqui (...) o Reino Lusitano, onde a terra se acaba e o Mar começa; Esta é a ditosa pátria minha amada..."
  • Home
  • Sobre nós
    • Órgãos Sociais
    • Objetivos Estatutários
    • Desafios Estratégicos
  • Atividades
    • Estudos sobre Defesa nacional e Segurança – Violência e Cidadania
  • A História
  • Defesa Nacional
    • Soberania
    • Cidadania
    • As Forças Armadas
  • Sócios Honorários
  • Conselheiros
Search the site...
  • Home
  • Espaço CPLP
  • Defesa Nacional do Brasil
  • Exército
  • Educação — principais escolas

Educação — principais escolas

Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)

A AMAN tem sua origem em 1792, com a criação, no Rio de Janeiro, da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho
— primeira escola militar das Américas. Durante o século XIX, teve as denominações Academia Real Militar, Imperial Academia Militar e Academia Militar da Corte. De 1906 a 1910, funcionou em Porto Alegre, na Escola de Guerra, e, em 1913, na Escola Militar do Realengo (RJ). Somente em 1o de janeiro de 1944, foi instalada em sua sede definitiva, em Resende (RJ), denominando-se Escola Militar de Resende. Em 1951, passou a se chamar Academia Militar das Agulhas Negras.

A Academia é o estabelecimento de ensino que forma oficiais combatentes de carreira do Exército. No curso de formação, de nível superior, são realizadas atividades que se fundamentam no desenvolvimento de atributos necessários à profissão militar.
Sendo um curso de cinco anos de duração, o primeiro é realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada em Campinas (SP), e os quatro restantes na AMAN.

Sua grade curricular inclui disciplinas relacionadas às ciências militares, exatas e humanas. Ao final do curso, o concludente é declarado aspirante-a-oficial e recebe o diploma de bacharel em ciências militares. O ingresso na AMAN ocorre exclusivamente mediante concurso nacional para a EsPCEx.
Os cursos da AMAN têm por objetivo formar uma personalidade militar básica, com estrutura ética sólida e fortes atributos de chefia, liderança, iniciativa, disciplina, responsabilidade e espírito de trabalho em grupo. Na atividade de ensino-aprendizagem, o cadete desenvolve conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos necessários ao prosseguimento da carreira.

Na Academia, o cadete recebe uma base técnico-militar, por meio de instruções e exercícios de adestramento, para que possa, como futuro oficial, exercer as funções de comandante e líder de pequenas frações (pelotão e seção) e de subunidade (companhia, bateria ou esquadrão).

Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO)

Fundada em 8 de abril de 1920, pelo então Ministro da Guerra dr. João Pandiá Calógeras, a Escola tem por missão aperfeiçoar capitães, capacitando-os para o comando e chefia de unidades e habilitando-os para o exercício de funções de estado-maior não privativas do Quadro de Estado-Maior da Ativa (QEMA) do Exército. O curso é realizado em dois anos: sendo o primeiro ano à distância e o segundo presencial.

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

Criada em 1905 e situada no Rio de Janeiro, a ECEME é um estabelecimento de ensino tradicional do Exército Brasileiro. Sua missão é preparar oficiais superiores para o exercício de funções de estado-maior, comando, chefia, direção e assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre. Além disso, coopera com os órgãos de direção-geral e setorial no desenvolvimento da doutrina para o preparo e emprego da Força.
Todos os cursos da Escola são de pós-graduação e ministrados em consonância com a legislação que regula o ensino superior
no País e conforme prescrito no Regulamento da Lei de Ensino do Exército.
A ECEME vem aumentando o relacionamento com as escolas similares da Marinha (EGN), da Força Aérea (ECEMAR) e com universidades civis. Anualmente, também recebe militares das nações amigas para seus cursos, principalmente da América do Sul e da África.

Instituto Militar de Engenharia (IME)

Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o IME é oriundo da fusão, em 1959, da Escola Técnica do Exército com o Instituto Militar de Tecnologia.
O IME tem por missão formar oficiais para o Quadro de Engenheiros Militares (QEM) do Exército. Oferece os seguintes cursos: curso de graduação, destinado exclusivamente a oficiais oriundos da AMAN; curso de formação e graduação, destinado a jovens civis egressos do ensino médio; e curso de formação, destinado a engenheiros já formados que desejem ingressar na Força. Ministra, ainda, cursos de mestrado e doutorado para civis e militares. Além disso, planeja, coordena, controla e executa as atividades relativas a concursos de admissão e processos de seleção para o QEM.
A excelência dos cursos do IME pode ser constatada pelo ótimo resultado que a instituição tem regularmente obtido no Índice Geral de Cursos (IGC)44, estando entre as 14 melhores dentre as mais de duas mil avaliadas.
O Projeto Tecnológico do Exército prevê a transferência do IME das suas atuais instalações para Guaratiba (RJ), próximo ao Centro Tecnológico do Exército (CTEx). Novas e modernas edificações, dotadas de equipamentos de última geração, e a proximidade com órgãos civis e militares responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento permitirão ao Instituto atingir patamares mais elevados de excelência nas suas atividades. O processo de transferência e modernização do IME está em fase final de estudos.

Escola de Saúde do Exército (EsSEx)

A Escola de Saúde do Exército foi criada em 1910 com a denominação Escola de Aplicação Médica Militar. Localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a EsSEx é um estabelecimento de ensino de formação de grau superior, da linha de ensino militar
de saúde. Tem como missão: formar oficiais do Quadro de Médicos do Serviço de Saúde para o serviço ativo do Exército; coordenar os cursos de pós-graduação dos oficiais do Serviço de Saúde, bem como de militares do Quadro Complementar de Oficiais de enfermagem, de veterinária e de psicologia, assim como subtenentes e sargentos de saúde; contribuir para o desenvolvimento
da doutrina militar na área de saúde; realizar pesquisas na área de sua competência, inclusive em cooperação com instituições congêneres; ministrar estágios sobre assuntos peculiares à EsSEx; e realizar concursos para ingresso na Linha de Ensino Militar de Saúde.

Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

A Escola de Formação Complementar do Exército foi criada em 5 de abril de 1988, com o nome de Escola de Administração do Exército (EsAEx). Sediada na cidade de Salvador (BA), a EsAEx iniciou suas atividades com cursos ministrados a oficiais e graduados de carreira do Exército.
Em 2 de outubro de 1989, a Lei no 7.831 criou o Quadro Complementar de Oficiais, atendendo às mudanças exigidas pelo processo de modernização da Instituição. Coube, então, à EsAEx a missão de formar os oficiais desse novo quadro.
A Escola forma anualmente homens e mulheres com graduação em distintas áreas do conhecimento, oriundos de instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Aprovados em concurso de âmbito nacional, passam pelo Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), para desempenhar e assumir as responsabilidades e funções de oficial do Exército, de acordo com suas especialidades.
Em 8 de novembro de 2010, a Portaria no 1.080 transformou a Escola de Administração do Exército em Escola de Formação Complementar do Exército, modificando sua missão e organização. Além dos oficiais do Quadro Complementar, passou a formar, também, oficiais dentistas e farmacêuticos.

Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

Localizada na cidade de Três Corações, Minas Gerais, é o estabelecimento de ensino militar responsável pela seleção e formação
dos sargentos combatentes das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. As atividades curriculares, de um ano e meio de duração, são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício das funções a serem desempenhadas nos corpos de tropa.

Escola de Sargentos de Logística (EsSLog)

Localizada na cidade do Rio de Janeiro, foi criada em 2010 por transformação da Escola de Material Bélico. É o estabelecimento de ensino militar responsável pela seleção e formação dos sargentos de intendência, manutenção de comunicações, manutenção de viaturas, manutenção de armamento, topografia e músicos do Exército. A EsSLog tem como principal finalidade a formação profissional do sargento de logística do Exército. Todas as atividades curriculares são desenvolvidas com a finalidade de capacitar o aluno ao exercício das funções a serem desempenhadas nos corpos de tropa.

Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)

A Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) foi criada em 10 de julho de 1992, com o nome de Centro de Instrução de Aperfeiçoamento de Sargentos – Sul, subordinado ao Comando Militar do Sul, no aquartelamento do 17o Batalhão de Infantaria.
A Escola tem a missão de aperfeiçoar os sargentos das armas do Exército Brasileiro. Para isso, ministra o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, habilitando-os ao exercício de funções inerentes à sua graduação também no campo administrativo.

Ética e Cidadania para a Consolidação da Paz e Segurança

” AFA - Defesa Nacional”

Inscrição na AFA

Se pretender obter textos completos, informações complementares e contatos na sua área profissional  inscreva - se na AFA como sócio aderente isento de joia e quotas

ENVIE-NOS O SEU ARTIGO

Deseja ver o seu artigo publicado na afaportugal.org? Envie-nos o seu artigo por através do formulário de contato. Após ser revisto e aprovado procederemos à publicação.

Sites recomendados

Associação dos Amigos das Forças Armadas Portuguesas

Ministério da Defesa Nacional

Estado-Maior-General das Forças Armadas

Marinha

Exército

Força Aérea

Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA)

Associação dos Militares na Reserva e Reforma

Associação dos Deficientes das Forças Armadas

Associação Nacional de Sargentos

Liga dos Combatentes

RSS CPLP

  • CPLP faz declaração sobre Pena de Morte no Conselho de Direitos Humanos da ONU
  • Secretário Executivo participa no Conselho de Direitos Humanos da ONU
  • CPLP com declaração sobre racismo e discriminação no Conselho dos Direitos Humanos da ONU

artigos recentes

  • Fundamentos Históricos do Serviço Militar Obrigatório
  •   A reinterpretação histórica da Geopolítica
  • “E aqueles que por obras valerosas / Se vão da lei da Morte libertando”
  • Dia 9 de Abril – Dia do Combatente
  • Uma nova dimensão para a Segurança Marítima Africana
(c) 2017 AFA - Amigos das Forças Armadas Portuguesas